quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Série: Meu Memorial Acadêmico!

A partir de hoje será publicado neste blog uma série de memoriais escritos pelos alunos da turma de Pedagogia, leiam com atenção e conheçam a história de vida de cada universitário da Facen em Touros. Conheça a história de vida acadêmica do universitário: João Nelo de Oliveira.


AGRADECIMENTOS

Principalmente a Deus pela minha existência, aos meus familiares, meus irmãos Francisco Nelo de Oliveira, Braz Nelo de Oliveira, Terezinha Nelo de Oliveira, Alice Nelo de Oliveira Neta, José Nelo de Oliveira, Jorge Nelo de Oliveira, Gabriel Nelo de Oliveira, que também colaboraram com palavras de apoio e incentivo.
Aos meus amigos na fé, e em especial a minha grande guerreira, a minha mãe que tudo suportou em favor dos meus estudos, e minha esposa Renata fiel companheira, meu muito obrigado.
Aos meus amigos educadores, pessoas fundamentais na minha carreira profissional principalmente aqueles que sempre estiveram do meu lado.


RESUMO

Este memorial objetiva mostrar a minha história ao longo da minha vida. Foi fundamental as dificuldades por mim enfrentadas para que eu valorizasse ao máximo as oportunidades que surgiram ao longo do tempo. Vale salientar que a minha mãe foi à peça chave para minha conclusão do meu Ensino Fundamental e Ensino Médio e Superior. Sabemos que as dificuldades enfrentadas por uma pessoa de baixa renda é muita grande, mais nada me levou a perder o foco, a cada obstáculo, um estímulo. Posso frisar os problemas financeiros dos meus pais que eram ao extremo, mais o incentivo da minha mãe foi fantástico, me fez lutar cada vez mais, me levou a mostrar que através dos estudos era possível vencer todos os desafios enfrentados por uma família de baixa renda. Os resultados obtidos neste memorial foram de uma relevância extraordinária para meu crescimento profissional e adâmico.

Palavra-chave: Vida escolar, dificuldades, oportunidades, resultados e memorial.


INTRODUÇÃO

É perceptível a história escolar da minha vida desde as séries iniciais, até os dias atuais. Portanto vale frisar que a ideia deste memorial surgiu quando a professora Marcela Ribeiro pediu para que escrevêssemos um memorial de nossa vida escolar, derrepente nasce em mim o desejo de aprofundar melhor nas minhas raízes escolares.
Este memorial tem como objetivo mostrar para os leitores que aquele que tem sonhos e desejam lutar para realizá-lo, ele consegue, basta lutar e acreditar. Eu acredito que se nós realmente queremos, lutaremos e viveremos na busca da concretização do sonho. Olhar para o passado e relembrar os momentos vividos são fundamentais para se impor no presente, e projetar o futuro.  Agora olhar para o passado para relembrar as marcas de sofrimento e traumas jamais apagados da memória, é tornar escravo de lembranças difíceis e dolorosas. O ideal é olhar para trás absorvendo as lições do passado e trazê-las para o presente transformando em aprendizado.
Estou com 29 anos, casado com Renata Gomes do Nascimento Nelo há quase cinco anos, sou voluntário na IURD de Touros, há oito anos, membro dela há 14, graduado em geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA,  graduando-se em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Empresais e Educacionais de Natal – FACEN, Técnico em Informática pela Escola Técnica Rosa Mística, professor desde 2003, leciono geografia desde 2008.
 
FORMAÇÃO ESCOLAR

Nasci no dia 15 de Junho de 1985, no hospital na Cidade de Santo Antônio do Salto da Onça/RN, meus pais residiam no distrito de Carrapateira, pertencente ao Município de São José do Campestre/RN, num dia de sábado as X horas.
Meu pai Antônio Nelo Sobrinho filho de Manuel Nelo de Oliveira e Alice Nelo de Oliveira decidiu junto a minha mãe Geralda Maria Gomes Nelo filha de José Gomes da Silva e Maria Francisca da Conceição a mudar de localidade. Então, já com um ano de idade fomos morar na fazenda de meu avô paterno, no Sítio Picos, Distrito de São José do campestre. Dos 11 filhos que os meus pais tiveram, em 1985 eu era o 6º a nascer.
O meu pai que só tinha estudado até 4ª série do ensino fundamental I, com minha avó paterna, a professora Alice Nelo, tomava de conta dos animais do seu pai, tirava o leite que consumia e vendia, minha mãe fazia queijos e quailhada, também trabalhava como vaqueiro e emprestava dinheiro a juros para familiares.
Como criança o meu maior sonho era estudar, eu via meus outros irmãos estudando na Escola Municipal João Nelo de Oliveira na qual a professora era Lucidalva Nelo, Luciana Nelo e Dinha Nelo minhas primas na qual muito me espelhava, então sempre pedi aos meus pais, em especial minha mãe, que me matriculassem em uma escola, em especial na escola que recebe meu nome, uma homenagem ao meu bisavô paterno João Nelo de Oliveira pai de Manuel Nelo de Oliveira meu avô, só que minha mãe foi me matricular com 5 anos, não me matricularam devido a pouca idade, eu chorei muito e no ano seguinte minha mãe me levou a meu pedido para estudar na Escola Isolada Francisco Agatângelo  da Silva Braga no Sítio Terra Nova também  município de são José do campestre.
Minha mãe me matriculou com a diretora Luiza Josefa de Medeiros Lima a mesma não aceitou, então chorei muito, me aceitaram no ano seguinte em 1993, quando eu já tinha 7 anos.Então comecei a estudar em 1993, quando fiz a primeira série com a professora Maria José de Medeiros Lima, fiz a segunda série em 1994 com a sua irmã à professora Francisca de Medeiros Lima. Em 1995 fiz a terceira série com a então professora e diretora da escola e mãe das minhas duas primeiras professoras Luiza Josefa de Medeiros Lima conhecida como dona Luisinha, fui reprovado pelas minhas ausências nas aulas de sábado, minha família que nesta época estava morando no distrito de Pedra Grande estava passando por muitas dificuldades financeiras, então todos os sábados eu passava o dia na fazenda do meu primo Odon Nelo e ficava o final de semana ajudando a lavar a louça, as roupas, arrumava a casa, passava, cuidava dos animais, enfim fazia tudo isso em troca de uma vida melhor, isso contribuiu para minhas ausências na escola e me levou a reprovação na época rasguei as provas na frente da minha professora e a culpei, hoje eu reconheço que eu estava errado.
Moramos no Sítio Picos até o ano de 1994, em seguida fomos morar em outro distrito conhecido como Toco Preto, moramos apenas meses, depois foi à vez de morarmos em outro distrito denominado de Pedra Grande, moramos dois anos, na época estava em Terra Nova. Repetir o ano em 1996 com a mesma professora do ano anterior e na mesma escola e no ano seguinte fui estudar na sede do município e passei a estudar na Escola Estadual Jardelina Freire do Nascimento. Escola muito gostosa de estudar fiz muitas amizades, passei a valorizar mais os estudos, e amava de mais a professora Liliete Braz, uma professora fascinante, agradeço a Deus pela oportunidade de estudar nesta escola, com esta professora que amava a educação.
Mas mesmo assim meu sonho era estudar em outra escola. A Escola Estadual Diógenes da Cunha Lima, a melhor escola da Cidade, escola de ensino fundamental I e II e ensino médio. Em 1996, minha família foi morar na cidade, em São José do Campestre, na metade do ano, eu fiquei na fazenda do meu primo Odon Nelo até o final do ano, em 1997 minha mãe me matriculou no Jardelina, escola de Ensino Fundamental I, de 1 º  a 4º série. Fui estudar a quarta série com a professora Maria Liliete Braz, na qual sempre me espelhei uma senhora educadora. E graças a minha mãe que sempre procurou a realizar as minha vontades me matriculou no Diógenes em 1998 na 5 série.
As dificuldades financeiras foram aumentando e o meu pai no final do ano de 1998 falou para minha mãe que iria visitar sua irmã que morava em Touros, “tia Rosa” e se conseguisse um trabalho ficaria por lá mesmo, e foi o que aconteceu, veio a Santa Luzia conhecida como Touros para meu pai e para nós, e então veio a primeira, voltou para Campestre falando sempre bem desta comunidade, voltou a segunda e na terceira vez falou para minha mãe que arrumasse tudo, pois ele tinha comprado uma casa em Santa Luzia e que quando voltasse já era pra fazer a mudança, ninguém aceitou mais o que podia fazer se todos eram de menor, depende dele, Terezinha foi a que mais questionou, mais todos infelizmente na época no dia 25/12/1998 as 4h00 da manhã já estava o caminhão partindo para uma terra chamada Santa Luzia conhecida até então como Touros.
E finalmente chegamos à Santa Luzia uma terra detestável por todos nós ninguém gostou, mais o que podia fazer, e aos poucos fomos se adaptando, minha mãe me matriculou na Escola Municipal João Joaquim da Silva, estudei em 1998 a 6ª série, e na mesma escola fiz a 7ª, e 8ª série do Ensino Fundamental II, em 2001 realizei a colação de grau com esta turma. E aos poucos fomos aos poucos adaptando a essa nova terra, e passamos a amá-la, hoje amamos Santa Luzia, mais não esquecemos nossa Terra Natal Campestre, cidade amada por nós campestrense. Fiz a colação de grau em 2001 com muitas dificuldades, chorei muito no meu interior, por não fazer a festa dos meus sonhos, mais graças a Deus e as minhas duas irmãs Alice e Terezinha conseguiram fazer uma simples festa, mais fiz.
Convidei meu pai, minha mãe e meus irmãos, por não ter condições de convidar muitas pessoas, os comes e bebes eram insuficientes, até faltou, a macarronada estragou. Sonhava muito, sempre fui muito sonhador como criança e adolescente do faz de conta e sempre idealizava estudar meu ensino médio em Natal, mais não foi possível. Cheguei a trabalhar em Natal em uma padaria, mais só passei três dias e fui demitido.
Fui em 2002 estudar na sede do município a cidade de Touros, o 1º ano do ensino médio na Escola Estadual tabelião Júlio Maria à noite no anexo Exemplo Colégio e Curso na época Centro Educacional Balão Mágico até o recesso, após fui estudar à tarde no Tabelião e no ano seguinte não estudei, pois uma amiga minha chamada Ana Paula, conhecida como Paulinha de Damião Marchante me convida para realizar uma prova para dar aula na “Alfabetização Solidária” um projeto da esposa do presidente do Brasil Ruth Cardoso (já falecida).
        Fui até Touros rumo à casa de Netinha a pessoa indicada por Paulinha para tal, e chegando lá deu certo ela comentou o dia da seleção, fiz, eu disse “não vou atrás de resultado nenhum eu tenho fé em Deus que alguém vai me procurar para dar a notícia de aprovado em 1° lugar e deu certo”, certo dia o professor Sebastião (Tião) me encontra em frente ao Mercadinho “Compre Bem” de Francisco Severo e disse ‘’João Nelo já foi à secretaria eu respondi que não, ele disse você foi aprovado em 1º lugar, que alegria, foi muito bom fiz minha capacitação em Pitangui com um total de 50 educadores de 5 cidades; Touros, Pedra Grande, São José de Mipibu, Vera Cruz e Pedro Avelino pela Universidade Potiguar a UNP, para trabalhar a noite com jovens e adultos na Creche Municipal Antônio Severiano da Câmara atualmente SEMEI, e assim aconteceu, lecionei 78 alunos e conclui os 6 meses do projeto com uma grande festa, conclui com 46 alunos bati o recorde pois os anteriores a mim só chegavam de 3 a 5 alunos ao final.
Em 2004 voltei a estudar e fiz o 2º ano na Escola Estadual Professora Izabel Barbosa Vieira e m 2005 conclui o ensino médio na mesma escola. Foi outra dificuldade para colar grau, mais consegui, nem as fotos eu paguei que não podia, o fotógrafo mais adiante falou que rasgou as fotografias isso muito me entristeceu, mais para minha alegria ganhei o prêmio de melhor aluno de 2005. Não queria ficar sem estudar, então em 2005 fiz o Enem, conseguir a melhor nota da escola, 75,00 na redação e 33,00 na prova. Em 2006 fiz novamente o Enem, conseguir 60,00 na redação e 33,00 na prova, em 2007 tentei novamente conseguir 65,00 na redação e 55,00 na prova escrita, porém no dia que fui fazer a inscrição era o último dia para fazer a inscrição no PROUNI, não conseguir mais uma vez.
Em 2008 fiz novamente, minha redação foi anulada, em 2009, e 2010 eu fiz a inscrição mais não fiz o Enem. Voltei a realizar o Enem em 2011 e 2012 foi um sucesso, cheguei até a ganhar uma bolsa no curso de administração pela Universidade Anhanguera, mais infelizmente não cursei, pois era em Parnamirim duas vezes na semana iria sair muito caro. Isso é por que eu ainda não tinha falado do meu Mercadinho Monte Moriá “Um Monte de Economia” que foi criado com meus esforços na área da casa dos meus pais e depois foi instalado na casa da minha cunhada e passei dois anos foi de 2004 a 2006, atrapalhou muito a minha vida pessoal e estudantil, e terminei fechando pela inesperada morte da proprietária do prédio e os filhos pediram o prédio e tive que fechar as portas.
Na área profissional continuei a lecionar depois do primeiro contrato em 2003, nunca mais sair da educação peguei outro contrato em 2004 na mesma creche depois peguei outro em 2005 um ano depois fui para a Escola Municipal Maria Carolina dos Santos...
  
FORMAÇÃO ACADÊMICA

Em dezembro de 2006 tentei Ciências Biológicas e Zootecnia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), inscrição paga pelo então Prefeito de Touros Dº Heriberto Ribeiro a quem tenho grande apreço.
No início de 2007 montei uma escolinha o Instituto João Nelo de Oliveira inspirado na escola Municipal João Nelo de Oliveira em São José do Campestre, 4 turmas, duas matutino e duas vespertino e 3 colegas me ajudando Fátima, Richele e Juliana. Em 2007 tentei sem poder arcar com as mensalidades pela UVA, no curso de geografia, com dinheiro que ganhava com alfabetização conseguir pagar a matricula, o vestibular e a primeira mensalidade. Com o pouquinho da escola e do correio continuei a efetuar o pagamento da UVA. Só que no dia 30 de novembro de 2007 acabaram as aulas e eu sair do correio, já estava ruim ficaram pior, meus pais não podiam me ajudar.
Em junho de 2007 já estava desempregado o que me restava era 85,00 do correio ajuda dado a mim através de Heriberto. Com muita luta e sacrifício conseguir um estágio na Escola Estadual Tabelião Júlio Maria e consequentemente as coisas começaram a acontecer e fui estagiar no Centro Educacional Crescer Interativo, CECI, escola referência na cidade de Touros. Na mesma época desempenhava um serviço voluntário na IURD de Touros.
Atualmente concluir o curso de geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, e estou graduando-se em pedagogia pela Faculdade de Ciências Empresariais e Educacionais de Natal – FACEN, o ano passado atuei como professor do Pronatec – Pureza como professor do curso agricultor familiar, este ano fiz o curso de coordenação pedagógica e coordenei uma escola privada  cidade de Touros, o NECE.


EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

Finalmente a partir daí as coisas começaram a acontecer, comecei um estágio a convite de Marcos fragoso na Escola Estadual Tabelião Júlio Maria e mais tarde no Centro Educacional Crescer Interativo a convite de Maria do Socorro. Trabalhei no Exemplo Colégio e Curso e coordenei o Núcleo Expansivo Curso e Escola – NECE. E atualmente administro a micro empresa Atj.com Informática.

·         Concursos públicos já realizados

Seleção AAPAS – 2003 - Touros
Agente comunitário de saúde Touros
Agente administrativo Rio do Fogo
Vigilante Rio do Fogo
Agente comunitário de endemias em Touros
ASG - Natal
IBGE - Natal - perdi a prova
IBGE – Natal – Agente de Pesquisa e Mapeamento
Anatel - perdi a prova
Petróleo e gás - perdi a prova
Agente comunitário de saúde de Touros
Concurso público de Touros - Endemias
Agente administrativo – Maxaramguape
Concurso Público do RN – Professor de geografia
  
·         ENEM

Em 2005,2006,2007,2008, 2011 e 2012.

·         Vestibular

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
(ciências biológicas e zootecnia)
Universidade Estadual Vale do Acaraú
(geografia)
Faculdade de Ciências Educacionais e Empresarias de Natal – FACEN
(Pedagogia)

·         Cursos

Tapeçaria em alto-relevo
Bijuterias
Defumação de carnes suínas
Pinturas em tecido
Gestão ambiental
Ponto cruz
Informática básica - público
Informática básica - privado
Alfabetização de jovens e adultos
Geografia
Artesanatos (cestas de jornais)
Montagem e manutenção de computadores
Segurança no Trabalho
Agricultor Empreendedor
Coordenação Pedagógica
Pedagogia
Serviços Sociais


O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis."

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Concluo-o este memorial na sensação de dever cumprido no que diz respeito a minha história de vida escolar ao longo do tempo repassando aos leitores com riqueza de detalhes.
Vale ressaltar que quando queremos algo na vida, não importa se nossos pais ajudem ou não, se temos condições ou não, se as pessoas vão ajudar ou não. O que importa é nosso sonho, o nosso objetivo, a nossa meta a ser alcançada, este trabalho mostra claramente não que foram as dificuldades por mim enfrentadas que me entristeceu, e nem me venceu.
Desde muito cedo tenho lutado contra tantos obstáculos que a vida tem me apresentado, mas lutei e tenho lutado muito, e sempre lutarei para conseguir independentemente das condições financeiras realizar meus sonhos e ser bem sucedido na vida, principalmente na minha vida profissional.

PUBLICAÇÕES

É de uma relevância tamanha poder compartilhar trabalhos desenvolvidos por mim, tenho três trabalhos publicados em blogs e sites: disponíveis neste site abaixo.

REFERÊNCIAS

OLIVEIRA, João Nelo de: graduando-se em geografia pela universidade Estadual Vale do Acaraú, Rua do campo CRB, 07 Santa Luzia, Touros, RN.

Nelo, Geralda Maria Gomes: e família, rua do campo CRB, 07 , Santa Luzia , Touros, RN.

Acesso no dia 09/12/2012 às 17h50min.

Macedo, Bispo, 1945 – Nada a perder, 1ª ed. São Paulo: Planeta, 2012.

Tavolaro, Douglas, O Bispo: A história revelada de Edir Macedo / Douglas Tavolaro com reportagem de Christina Lemos. São Paulo: Larousse do Brasil, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário